DICAS EXCLUSIVAS: MOSCATO

O Barefoot Moscato é um vinho branco ou rosado, doce, gasoso com baixo teor alcoólico que combina delicadamente com sobremesas e aperitivos. Os Moscato são feitos da uva Muscat, uma uva de mesa que também é usada para as passas e, tipicamente, apresenta os sabores açucarados do pêssego, do azahar e da tangerina.

PORQUE O MOSCATO É TÃO POPULAR?

Nos últimos anos, o vinho moscato aumentou sua popularidade. Em 2012, as vendas do Moscato superaram as do Sauvignon Blanc como o terceiro vinho mais vendido dos Estados Unidos.

Entre 2012 e 2013, os amantes do vinho começaram a passar das uvas tradicionais e fizeram do Moscato seu vinho favorito. E porque não? O Moscato é fácil e divertido de tomar. Este amor fez com que as vendas aumentassem 19% ano após ano. Essa ascensão estelar da bebida acabou diminuindo, e em 2016, o Moscato caiu para a 13ª posição dos vinhos mais populares por volume de vendas.

Quer mais dados sobre nosso querido vinho Moscato? Este “Guia para principiantes do Moscato” responde perguntas populares sobre os vinhos Moscato.

QUAIS COMIDAS VÃO BEM COM O MOSCATO?

Quando se trata de combinar o Moscato com alimentos, a gente tem que lembrar que os seus sabores doces e açucarados, com toques de azahar, pêssego e outras notas frutais. Ele combina melhor com sobremesas e tortas de frutas. O Moscato vai muito bem com comidas carameladas, de baunilha ou de coco. Não recomendamos combinar com chocolate.

Para refeições completas, não procure nada além da comida chinesa picante e aromática. O Pink Moscato tem um sabor doce que estabiliza os sabores do gengibre aromático, do cardamomo e das pimentas que normalmente estão nos pratos chineses. Você também pode combinar o Moscato com carnes mais leves, como o frango ou peixe.

QUE TIPO DE QUEIJO COMBINA COM O VINHO MOSCATO?

Se você está pensando em qual seria a melhor combinação entre o Moscato e queijos, a gente recomenda queijos cremosos. Evite sabores picantes porque poderiam acabar ofuscando o Moscato.

Como os vinhos Moscato tendem a ser doces, com toques de pêssego e tangerina, eles combinam muito bem com o briê, com o gorgonzola e com o queijo de cabra suave.

QUAL O CHEIRO DO VINHO MOSCATO?

Não há nada como sentir o doce aroma do Moscato pela primeira vez. O Moscato oferece um dos aromas mais únicos disponíveis nos vinhos.

No começo, os aromas florais dos vinhos Moscato apresentam um cheiro calmante vindo da menta, da lavanda, das flores cítricas e da canela. Isso se deve ao fato de que contém grandes quantidades de um composto químico chamado linalol. Na base, o Aroma Muscat também inclui azahar, madressilva, amêndoas, gengibre, uvas verdes, tons cítricos e pêssego maduro.

COMO É FEITO O VINHO MOSCATO?

Assim como outros enólogos, a Jen elabora os vinhos Moscato a partir do mosto (polpa) das uvas vermelhas ou pretas. Junto com a casca da uva, o vinho é criado durante o processo de fermentação.

O açúcar se converte em álcool e dióxido de carbono durante este processo, geralmente deixando o vinho seco. Para manter o vinho doce, a Jen combina temperaturas frescas, tecnologia moderna e um processo cuidadoso para garantir que alguns açúcares fiquem para o Moscato.

Então, como que o Moscato fica com essa textura gasosa? Diferente da maioria dos vinhos, o Moscato é engarrafado com um pouco de dióxido de carbono para produzir algumas bolhinhas. O dióxido de carbono ajuda a garantir que nem todo o açúcar seja convertido em álcool, dando assim o sabor doce.

QUE TIPO DE VINHO É SIMILAR AO MOSCATO?

O Moscato é diferente de outros vinhos devido ao seu baixo teor alcoólico e a natureza gasosa e aromática da bebida. Não existem muitas comparações com os vinhos Moscato além de outros tipos de Moscatos, mas os Gewürztraminer, versões semidoces do Prosecco, e as versões espumantes de um Riesling semi-doce podem ser comparados.

QUAL É O MELHOR VINHO DOCE?

Nosso vinho doce favorito é o Barefoot Moscato, claramente. A gente oferece diferentes variedades de Moscatos, Branco, Rosê, Red. Outros vinhos doces incluem os Barefoot Riesling e White Zinfandel.

DE ONDE VEM A COR ROSADA DO PINK MOSCATO?

Ao contrário do que se pensa, os vinhos rosados não são feitos ao misturar vinho tinto e branco. A maioria dos vinhos secos elaborados com uvas de vinho tinto com exposição limitada as cascas da uva, por isso a cor fica mais pálida. Isso significa que as uvas Muscat Blanc são a razão pela qual o Pink Moscato tem essa cor rosada.